“Talvez os sábios achem ser demais conceder ao mesmo homem a honra de ter aperfeiçoado a física, a geometria e a história: seria uma espécie de monarquia universal, com a qual o amor-próprio dificilmente se conforma”
(Voltaire)
Isaac Newton certamente vai ser lembrado como o cientista mais influente do século XVII. A lei da gravitação universal e as três leis de Newton certamente são suas obras mais celebradas, embora ele também tenha contribuído para a óptica, história, filosofia e até para a teologia. Como pode? Um rapaz de vinte e poucos anos ter uma produção científica que muitos estudiosos nunca acumularão em toda a sua vida? Ele não tinha nem internet para dar um “ctrl c + ctrl v” no Google! Hoje muitos têm dúvidas sobre a autoria de suas obras, dizem que ele era um charlatão. Mas parece que essa desconfiança não vem de hoje.
Lendo o célebre "Cartas Filosóficas" de Voltaire, vemos que esse filósofo francês tem profunda admiração pelo físico inglês. Olha que nesses tempos ingleses e franceses se detestavam (tipo, Brasil e Argentina). Pois bem, Voltaire assinala, em relação à lei da gravitação universal, que Kepler e Copérnico faziam alusão a certa força para que seus princípios fossem válidos, mas não conseguiam precisar que poder era esse.
Newton então ao ver a maçã cair entrou em uma meditação profunda sobre a gravidade. “Esse poder, que faz descer os corpos pesados, é o mesmo, sem nenhuma diminuição sensível, em qualquer profundidade que se esteja na terra e em cima da mais alta montanha. Por que esse poder não se estenderia até a Lua? E se é verdade que penetra até ali, não é bem plausível que esse poder a mantenha em sua órbita e determine seu movimento? Mas, se a lua obedece a esse princípio, seja qual for, não é então muito razoável acreditar que também os outros planetas se submetam a ele? [...] A atração é pois a grande mola propulsora que move toda a natureza”.
Talvez você hoje aceite as leis de Newton, mas especificamente a lei da Gravitação Universal, mas você de fato a entende? Entende como esses corpos se atraem? Existe alguma cordinha invisível que atraia seu PC ao seu celular e vice-versa? Na época de Newton também era difícil entender essas coisas, principalmente quando as pessoas eram educadas sob os abismos da teologia.
Voltaire ainda alerta: “pouquíssimas pessoas lêem Newton, porque é preciso ser muito sábio para entendê-lo”. Talvez seja por isso que muitos duvidem e duvidaram dele. Talvez não se saiba como funciona a cabeça de um “louco”. Aliás, Nietzsche já nos dizia que “louco é aquele que perdeu tudo, menos a razão”!
Bruno Pessoa
Na minha opinião ele foi muito mais um charlatão que um gênio. Newton ficou famoso por ser um ladrão de trabalhos de grandes cientistas e matemáticos consagrados.
ResponderExcluir