terça-feira, 19 de julho de 2011

#DICA

 Vestibulando estuda até se divertindo. Quer dar uma relaxada sem ficar com peso na consciência? Amanhã, o Teatro Alberto Maranhão apresenterá a peça "O Santo e a Porca", baseada na obra de Ariano Suassuna, que foi indicada pela Comperve para o vestibular 2012.


O Santo e a Porca é uma peça de teatro escrita pelo famoso Ariano Suassuna em 1957, abordando o tema da avareza. É uma comédia em três atos. Seu estilo se aproxima da literatura de cordel e dos folguedos populares do Nordeste. Na trama, Suassuna narra a história de um velho avarento conhecido por Euricão Árabe. Ele é devoto de Santo Antônio e esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. Muito divertida, a história mistura elementos religiosos e o profanos.

Apesar de seu tom humorístico, o texto tem um caráter filosófico, o que não pode passar despercebido. Suassuna utiliza uma trama muito simples para tratar de algo mais complexo, como a relação do mundo material com o espiritual. O leitor deve perceber que o comportamento de Euricão lembra muito os conflitos barrocos de ordem religiosa. 

Para mais informações, acesse a seção Cultural! em nosso #BlogConceitual.

2 comentários:

  1. Em algumas situações o preço das entradas do teatro afasta as pessoas do acesso a esse veículo de culturas R$70,00 (entrada p/ a peça como passar em concurso público) Não é todo mundo que tem essa grana não. Ou importa a arte somente aos que tem grana?

    ResponderExcluir
  2. É verdade Ivana. Os teatros ainda cobram entradas muito caras e praticamente impedem que pessoas com um pouco menos de condições financeiras tenham acesso à programações culturais. Sinceramente não entendo porque os ingressos para as peças são tão caros...

    ResponderExcluir