domingo, 17 de julho de 2011

VIDA DE VESTIBULANDO...

Estudar seriamente para o vestibular exige muito dos candidatos. As saídas com os amigos no final de semana passam a acontecer esporadi-camente. A televisão só é ligada praticamente no horário do Jornal e a internet vira alvo de reclamação por parte dos pais.

Ao assumir a responsabilidade de passar, o vestibulando se depara então com um desafio: organizar e manter um horário de estudo. E se não souber equilibrar doses de descanso com a pesada carga horária, o candidato pode não suportar esse ano de desagradáveis obrigações e acabar desistindo.

Pensando nisso, elaborei algumas dicas para que você se planeje melhor antes e durante seu estudo e perceba que essa atividade pode ser (muito) prazerosa.

1- Elabore um horário de estudo em que todas as disciplinas sejam contempladas, priorizando, com maior carga horária, aquelas na qual você está com mais dificuldade no momento e aquelas que estarão na sua prova discursiva.

2- Nesse horário, além dos momentos destinados ao estudo, reserve espaço (em cada dia) para que você possa descansar. A higiene mental é fundamental nesse processo e muitos são os alunos que se perdem na sua preparação por negligenciarem a importância do descanso.

3- Escolha um ambiente da sua casa que seja adequado ao estudo. Telefone, TV, rádio, pessoas conversando ou qualquer outro ruído atrapalharão o seu rendimento. (Se sua casa não tem um espaço adequado, procure uma BIBLIOTECA!)

4- Ao montar o seu quadro horário não aglutine muitas horas seguidas de uma mesma disciplina. Estudar por muitas horas consecutivas a mesma matéria deixa a mente cansada, diminuindo sua atenção e interesse pelo assunto.

5- A cada 50 minutos de estudo, procure fazer uma pausa para que seu cérebro possa assimilar o conteúdo visto. Estudos mostram que esses intervalos melhoram o rendimento de quem estuda em até 50%. (Cuidado para não ir dar uma espiadinha na TV ou na internet e não voltar mais.)

6- Fazer resumos e resolver questões ao término de cada capítulo é essencial. Deixe a preguiça de lado e mãos à obra. Resolver questões e preparar resumos ajudam nosso cérebro a organizar as ideias e consolidar o que foi aprendido.

7- Faça uma atividade física regularmente. Sabe-se que a atividade física regular estimula a liberação de endorfinas – um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar - além de melhorar o condicionamento cardiovascular.

Siga as dicas e bons estudos.

Abraços do Professor
Raphael Jobs

2 comentários: