terça-feira, 26 de julho de 2011

PONTO DE VISTA



Lei atentamente a placa. Várias destas foram colocadas ao longo do Parque do Natal, mais precisamente na parte que margeia a Avenida Omar O´Grady  (prolongamento da Prudente de Morais). Ao ler esses dizeres, talvez você compartilhe do mesmo sentimento que eu: indignação!

Ora, é muito descabida a explicação que a prefeitura dá ao motivo de não poder alimentar esses animais! Não vejo nexo causal entre manter a vida de um animal faminto e “contribuir para a disseminação de doenças”. Fico pensando que talvez eu tenha que parar de comprar a ração da gatinha aqui de casa, para que ninguém da minha família adoeça. Mas não se preocupe, Jade, vou ficar te alimentado em segredo. Só tomara que eu não seja preso por isso!

O que a borboleta, digo, prefeita de Natal esqueceu foi do Decreto Lei 24.645 de 1934 (será que involuímos ao longo dos anos?) que estabelece em seu artigo primeiro: “Todos os animais do País são tutelados do Estado”. Mas que bela tutela exerce nossa municipalidade! O representante do Estado naquele parque protege os pobres felinos disseminando a pior doença pela qual se pode padecer: a FOME!

Talvez a prefeitura devesse se preocupar mais em promover a saúde e bem-estar dos natalenses provendo o parque (único municipal, diga-se de passagem) com equipamentos para a prática esportiva – só existe a pista de cooper, que já dá sinais de deterioração – e cultural, pois desde a inauguração que a torre com o museu da cidade está fechada!

Finalizo desta conversa, parafraseando o poeta Raul Seixas, pois acredito que a melhor frase para estampar uma placa em nossa cidade seria: Não alimente os políticos, não sustente parasitas!

Por: Bruno Pessoa



21 comentários:

  1. Meu amigo Bruno Pessoa nos presenteando com um texto de ironia refinada e inteligente que lhe é característica. MUITO BOM!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai, Parabéns pelo texto.
    Fiquei impressionada com esse Blog
    Muito organizado e com textos óóótimos.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ABAIXO À BORBOLETINHA

    #FORAMICARLA

    ResponderExcluir
  4. Parabéns amor,
    belo trabalho, a cada dia tenho mais motivos para me orgulhar de você.

    Eriluce Andrade

    ResponderExcluir
  5. AêêÊ!!!
    Parabéns aííí Irmão!
    #Deroxamermo!!
    Valorizô legal os animais e a Crítica política.

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo!!

    #FORAMICARLA (II)

    ResponderExcluir
  7. AINDA BEM QUE TEM ALGUÉM EM NATAL QUE TEM CORAGEM E OUSADIA PARA POSTAR EM PÚBLICO O QUE TODO MUNDO ACHA E/OU SABE E MUITAS VEZES TEM PREGUIÇA OU FALTA DE CORAGEM PRA DIZER O QUE REALMENTE PENSA!!

    PARABÉNS DRº BRUNO PESSOA.

    #FORAMICARLA (III)

    ResponderExcluir
  8. carambaaaa!!!!

    Mandou ver!!
    Este Blog tá um arraso!!
    já é, professor Drº Bruno Pessoa!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. Fome é o que esse políticos de uma figa não passam, mas o retorno pelo tão grande mal que nos fazem aparecem sem que eles se deem conta do motivo e talvez perguntem: por que comigo meu Deus?
    sem se darem conta do absurdo que fazem.
    Só quero que eles um dia recebam (passem) em dobro o que estamos recebendo (passando) por causa deles.

    aaah, e ao inves de "borboleta" deveria ser DRAGÃO.
    afinal, quem disse que dragões não existem??
    estaí uma prova.

    #FORAMICARLA

    ResponderExcluir
  10. pôôxa..
    mandou ver na crítica.
    ótimo alerta!
    tanta gente desconhecia esse outro lado da placa.
    vlw pelo toque.

    parabens Dr. Bruno Pessoa

    ResponderExcluir
  11. ééé, realmente... quem disse que dragão não existe??
    faz tempo que a caverna dos dragões saíram das telinhas e viraram realidade.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelos coments! Fui correr hoje no Parque e me deu uma vontade danada de colocar no #ProtesteJá os absurdos (alem do que estão fazendo com os felinos) naquele que deveria ser um espaço de lazer para a comunidade

    ResponderExcluir
  13. Sou moradora do Satélite, sou acostumada a correr pelo prolongamento, e sempre que posso, levo uma comidinha para os gatinhos que por alí residem.
    Numa dessas vezes em que fui alimentá-los fui agredida por um homem que se dizia guarda local.
    Levei o caso a justiça. CLARO!
    comentado uma vez no meu orkut, quando tinha, sobre essas bentitas placas, acho que ninguem tinha dado importância do que eu havia falado. Talvez pelo meu mode de me espressar, que não foi tão bem quanto desse professor.
    Não sou professora nem muito menos uma médica.
    Mas sou uma mulher que ADMIRA o belo trabalho de Médico e Professor, que sabe horrar a roupa que veste.

    Parabéns Drº Bruno Pessoa, e que o senhor venha nos mostrar mais de seus maravilhosos textos.

    ResponderExcluir
  14. é um absurdo uma coisa dessa. quer dizer, MAIS um absurdo pra Cidade de Natal, neh?!!
    obrigado professor Bruno Pessoa.

    Só poderia ser do Ciência Conceitual mesmo!!

    ResponderExcluir
  15. #FORAMICARLA

    Essa é a única borboleta que deveria ter continuado no casulo, ou seja, continuado sendo largato.

    ResponderExcluir
  16. Também... tudo que acontece em Natal colocam a culpa na nossa prefeita. Vocês não estão vendo a mulher trabalhando? veja a propaganda da prefeitura na televisão!

    ResponderExcluir
  17. Fico revoltado quando um blogueirozinho qualquer fala da nova gestão dessa maneira e não consegue perceber a evolução entre essa e a gestão anterior.

    ResponderExcluir
  18. Texto bem coerente tanto com a situação mostrada como também com os argumentos usados. Agora, assim que comecei a ler esse texto fiquei me perguntando o por que dele está aqui. Sei que estamos vivendo em uma sociedade onde os jovens vem cada vez mais expressando seus pontos de vista com relação a política, mas já não basta as redes sociais, os jornais e tantos outros blogs que falam sobre isso, entro nesse blog pra ver coisas do vestibular até por que acho que foi esse o motivo de sua construção e não é isso que encontro. Ler os textos do professor Jobs a cada semana vem me deixando cada vez mais motivado em continuar minha longa jornada e é por esse motivo que entro no blog.
    Espero que compreendam minha simples opinião. Mas como é bem chamado esse espaço: ponto de vista... Esse é o meu!
    Valeu reis!
    Pedro S.

    ResponderExcluir
  19. realmente... muita propaganda na televisão!!
    quanta maquiagem ela passa no rosto, antes de sair de casa, também? rss

    aahh...

    Este ano no Vestibular também pode cair coisas sobre política. (já caiu em algum ano, que estou lembrada agora, mas quem quiser pesquisar... à vontade, e confiram)
    ou estou errada?
    Se estiver, por favor, alguém me corrija.

    Sei que todo mundo tem o direito de falar o que quer, assim como também tem o direito de defender o que acha certo.

    Eriluce Andrade.

    ResponderExcluir
  20. Caro Pedro,

    E se essa placa viesse em minha prova do vestibular como tema de redação, como mostrou Eriluce acima, que nota você me daria? Seja sincero.

    Nossa intenção, minha e de Jobs, ao criar essa coluna, era a de desenvolver artigos de opinião (gênero comum no vestibular da UFRN) para desenvolver o pensamento crítico de nossos alunos e leitores. Afinal, é essa competência que a prova do ENEM e vestibulares esperam do candidato. O que, aliás, você mesmo desenvolveu nesta crítica.

    Nosso objetivo maior é criar um blog democrático, voltado para o vestibular e, principalmente, desvinculado de qualquer vertente comercial ou política.

    Gratos pela manifestação.

    Prof. Bruno Pessoa

    ResponderExcluir
  21. Fico muito feliz com a repercussão que o "PONTO DE VISTA" conseguiu causar e principalmente o texto publicado pelo nosso professor Bruno Pessoa. Quando conversamos sobre esse novo quadro, queríamos poder expressar nossa opinião sobre temas que dão o que falar e também queríamos saber o que as pessoas pensavam sobre o assunto. E foi exatamente isso que aconteceu.

    Agradeço a todos que comentaram e espero que continuem comentando em todas as nossas próximas postagens.

    Abraços

    ResponderExcluir