“Muito breve e agitada é a vida daqueles que esquecem o passado, negligenciam o presente e temem o futuro. Quando chegam ao fim, os coitados entendem, muito tarde, que estiveram ocupados fazendo nada.” (Sêneca)
Passar no vestibular é desejo de todos que vão prestar o concurso. Mas ser aprovado requer muito mais que vontade. É preciso que se tenha vontade consciente. O candidato deve saber dosar descanso e estudo. E saber se planejar é o segredo do sucesso.
Trabalhando com jovens na preparação para o vestibular, percebo que dificuldade de aprendizagem não é, nem de longe, o principal problema deles. Pelo contrário. Eles me mostram diariamente o quão poderoso é o cérebro humano. O que falta aos vestibulandos é o comprometimento com seus sonhos e o planejamento de estudo. Eles se perdem em conversas durante as aulas, desperdiçam a oportunidade de aprender e apreender coisas novas, com conversas fúteis que poderiam ter no bom e velho intervalo. Chegam tarde e, pra compensar, saem da aula mais cedo. Estudam o conteúdo de acordo com a vontade do dia. “Ai que vontade de estudar física hoje...” e o horário de estudo – quando existe – é deixado de lado. Eles negligenciam as oportunidades que a vida lhes dá e quando, muito tarde, percebem que estão no caminho errado, começam a temer o que é futuro certo: “esse não vai ser o meu ano.” Mas é claro! Não se pode esperar uma história de sucesso trilhada por um caminho de fracassos.
Meus amigos vestibulandos, não cometam vocês também esse erro. Aprendam com Sêneca o que eu também aprendi: não desperdicem seu tempo; afinal, o tempo é a única coisa que justificaria a avareza.
Abraços do Professor
Raphael Jobs
“’Pequena é a parte da vida que vivemos’. Pois todo o restante não é vida, mas somente tempo”
ResponderExcluirSêneca
Jobs, a cada texto que vc posta fico mas orgulhosa em fazer parte do seu curso.
ResponderExcluirParabéns cara, você é um exemplo de professor!